• 14/08/2019 19:00:00

TRANSPORTE DE CARGAS: REDUZIR CUSTOS É FUNDAMENTAL NESSE MOMENTO

Veja dicas e entenda a importância de se reduzir custos com logística

O ano de 2017 está chegando ao fim e para muitas empresas é melhor focar em novas estratégias para 2018. Os desafios foram enormes e empresários buscaram diversas formas para não perderem seus lucros. Mas será que as empresas estão fazendo certo nas ações de corte de custos para ampliar os lucros? Saiba mais a seguir!

Uma das vantagens mais importantes do mercado é em relação ao valor do produto/serviço que uma empresa oferece. Esse ponto é crucial para que negócios sejam fechados, produtos sejam vendidos e toda a cadeia de serviços e consumo seja mantida em um ritmo saudável para todos os envolvidos. Todavia, um valor justo e competitivo só é possível com custos enxutos. Muitos dos desafios de cortar custos vêm do transporte rodoviário.

OS CUSTOS DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGA

Todo valor que será agregado ao serviço ou produto final, tem de levar em consideração os custos de coleta, entrega e transferências. Esses custos são divididos em custo fixo e variável.

  • Custos fixos: geralmente, são calculados mensalmente e compreendem os custos que não variam conforme a distância percorrida dos veículos, como: salários, aluguel, reposição de equipamentos e veículos, etc.
  • Custos variáveis: mudam de acordo com a quilometragem dos veículos, como: peças, combustível, pneus, etc. Também é preciso incluir outras despesas, como: despesas administrativas, custos relacionados ao valor e a gestão de riscos, acidentes, avarias da carga e outros.

REDUZINDO CUSTOS DE FORMA SAUDÁVEL

Ao pensar em reduzir custos, uma empresa precisa se planejar, para que ela realmente surja efeitos positivos. Sendo bem aplicada, ela pode aumentar ou recuperar a vantagem competitiva da empresa. É muito importante que os serviços mantenham sua qualidade intacta, para que parceiros e clientes não sofram alguma consequência negativa.

Um dos principais objetivos de implantar uma redução de custos é aumentar a sua eficiência, para, dessa forma, reduzir e/ou eliminar quaisquer -não apenas financeiro- desperdícios.

Veja algumas dicas para redução de custos em transporte:

POSSUA UMA BOA FERRAMENTA DE GERENCIAMENTO

Pode-se adquirir/contratar um sistema específico, para cada setor, que seja especializado. Demandar profissionais próprios para realizar esse controle também é uma opção, utilizando planilhas e demais ferramentas. Não importa o que for escolhido, mas que seja o sistema mais prático e eficiente. Para transportadora, leve em consideração outros modelos para transportar a carga, que tenha melhor custo benefício.

VISUALIZE AS FRAQUEZAS E OPORTUNIDADES

Depois de ter essa organização dos dados, é possível de forma dinâmica, identificar facilmente as fraquezas e oportunidades do seu negócio, que podem ser utilizadas para reduzir os custos.

Nesse caso, é possível medir desde a redução do consumo de papéis e descartáveis na empresa até os setores que são mais ou menos produtivos. Essa avaliação pode ser usada para a decisão de cortes ou realocação de pessoas. Planilhas de custos atualizadas e alimentadas frequentemente dão aos gestores um mapa da empresa, apontando custos que podem estar defasados.

TRANSPORTADORA É UMA OPÇÃO SUSTENTÁVEL

Com inovadores serviços utilizando a tecnologia para deixar ainda mais eficiente os processos, a Brutus é uma transportadora que chegou com serviços que estão prontos para auxiliar na redução de custos. Entre os serviços disponíveis, estão:

  • Gestão completa de frete dentro da sua empresa;
  • Escolha os melhores motoristas para transportar sua mercadoria;
  • Roteirize e otimize suas cargas pela nossa plataforma;
  • Liberação fiscal (ct-e mdf-e cl-e) pedágios, pagamentos e seguros dos seus fretes em um clique;
  • Controle e acompanhe seus fretes em tempo real por nossa geolocalização de cargas.

Saiba mais informações: www.brutusst.com.br/streamline

Com informações: HiveCloud