• 08/08/2019 19:17:00

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Entenda a urgência de empresas adotarem modelos que incentivam o consumo e uma gestão sustentável

Um dado alarmante: somente no ano de 2015, a poluição matou 101.739 pessoas no Brasil, o que equivale a 7,49% do total de mortes no país durante o período. Esse inimigo silencioso ganha mais força cada vez mais que as pessoas não se engajem positivamente em questões sustentáveis. Nosso blog mostra a necessidade da indústria entrar de vez nessa guerra contra a degradação do meio ambiente e da sociedade.

Ainda sobre a pesquisa, publicada pela revista científica The Lancet, a poluição do ar foi a grande vilã, sendo responsável pela maior parte dos óbitos (70.685), no mesmo ano. Em seguida, vem:

Apesar dos altos números, o Brasil figura na 148ª posição do ranking de países com maior proporção de mortes relacionadas à poluição, atrás de outras nações da América do Sul, como Uruguai, Chile e Equador. No total, foram analisados 188 países.

Apesar disso, são 100 mil pessoas que perderam suas vidas com o agravamento da situação caótica que vive o Planeta Terra. E como um dos pilares da sociedade moderna, a indústria deve fazer a sua parte.

SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL: O QUE É?

Já faz tempo que a sustentabilidade empresarial deixou de ser um mero selo de qualidade ou recurso de marketing. Quando se fala em uma empresa moderna, as ações sustentáveis, muitas vezes, são estratégicas. Ideias que focam em processos mais inteligentes, sadios e empoderadores, podem gerar e ampliar a competitividade. Isso valoriza ainda mais a atuação do negócio, dos colaboradores e da comunidade ao redor.

A sustentabilidade empresarial não está relacionada apenas ao meio ambiente, mas corresponde a todas as ações que uma organização coloca em movimento com a intenção de oferecer mais equilíbrio para a sociedade, seja relacionado a distribuição de renda, saúde, educação e qualidade de vida para todos.

E para os pequenos e médios gestores, a sustentabilidade não é apenas dever das grandes indústrias, fábricas e corporações, ela é dever de qualquer empresa, podendo ser adotada em qualquer atividade, independentemente do alcance, segmento ou faturamento.

ratos, sacolas e garrafas descartáveis.