• 14/08/2019 19:01:00

REDUZA CUSTOS LOGÍSTICOS EM SUA EMPRESA DE FORMA INTELIGENTE

Apresentamos algumas dicas que oferecem uma redução de custos no transporte de cargas

Quem é industrial está cansado de abrir o jornal e ver aumentos de combustível, inflação, insegurança nas estradas e a infraestrutura vergonhosa das rodovias nacionais. Além disso, é bem comum situações como clientes em inventário, com estoque cheio, erros de pedidos duplicados, preço divergente ou por equívocos de paletização. Isso tudo reflete em logística, que dá prejuízos.

Os valores logísticos, em tempos de crise econômica, podem refletir de forma significativa em redução das margens de lucro. Porém, existem formas inteligentes de reduzir custos sem deixar de lado a qualidade dos serviços. Quer saber como? Te contamos, a seguir!

No lugar de quebrar a cabeça, esse é o momento certo para simplificar o máximo e ser inteligente em estratégias logísticas. Algumas medidas simples podem fazer com que os aumentos com a área de transportes e os preços dos fretes pagos pela sua empresa fiquem, pelo menos, em uma posição de vantagem competitiva em relação à sua concorrência.

Veja algumas dicas que separamos para você reduzir custos com sabedoria:

SEJA RACIONAL

É hora de buscar soluções mais inteligentes e práticas para trabalhar com as suas remessas. Isso será ideal para economizar e ainda dar mais dinamismo aos processos.

Por exemplo, tente resolver as velhas problemáticas do processo logístico como: produtos que podem circular em uma única remessa e acabam enviados em separado; itens prioritários (de maior valor agregado) que acabam atrasados, entre outros problemas.

A questão principal é: mantenha ou crie maior controle e organização das remessas e nos fretes que contrata. Uma solução ideal, é recorrer para transportadoras que possuam um sistema enxuto, ofereça preços justos e tenha parceiros agregados. Serviços com motoristas autônomos ou com funcionários fixos podem refletir em mais gastos.

DIGITALIZE OS PROCESSOS

Caso a ideia seja contratar uma transportadora que cuide de toda a logística, dentro da sua empresa, é você quem manda. Por isso, faça uso de softwares que ajudem você a gerenciar o tráfego de mercadorias.

Brutus Sustainable Transport, por exemplo, oferece o serviço de Liberação Fiscal (CT-E MDF-E CL-E) de pedágios, pagamentos e seguros dos fretes em um clique. Vai dizer que isso não é eficiência logística?

Esse tipo de questão é fundamental para a criação de relatórios específicos onde será possível perceber erros, acertos e criar estratégias ainda melhores.

FLEXIBILIDADE

Se o momento pede maior flexibilidade, já que não é aconselhável arriscar em logísticas que apresentem características vulneráveis e você também necessita seguir a estratégias baseadas nos fatores sazonais da indústria, busque uma transportadora que seja igualmente flexível. Ter a opção de ampliar ou reduzir o número de remessas e o volume de cargas sem ter de pagar muito mais caro por cada operação é essencial nesse momento.

Transportadoras que usam plataformas modernas e possuem uma frota organizada, são capaz de oferecer mais eficiência em relação as demandas. Com uma boa gestão, é possível conquistar a otimização de cargas, agilidade, segurança e altos níveis de serviço em transporte de cargas.

A Brutus, citada no texto, é uma gestora de operações em transporte rodoviário de cargas lotação (FTL) na web. Para o Industrial, a empresa oferece a gestão completa de transporte por meio do sistema que conecta o gestor com a operação do caminhoneiro, mediante o aplicativo exclusivo da Brutus. Saiba mais aqui.

Com informações: CargoBr