• 14/08/2019 18:39:00

IMPOSTOS X LUCROS: REDUÇÃO DE CUSTOS É ESSENCIAL NA LOGÍSTICA

Veja como a redução de custos logísticos pode equilibrar despesas e ampliar os lucros 

Além de gastos financeiros, os altos impostos do Brasil representam também perda de tempo para empresários do país. Segundo um levantamento do Banco Mundial, o país é onde as empresas mais gastam tempo para se pagar impostos. Saiba mais a seguir.

O grande volume de documentos, taxas e leis, reflete para uma companhia nacional um gasto de 1.958 horas ao ano para quitar todas as suas obrigações tributárias. Esse tempo é seis vezes a média de 332 horas registradas nos países da América Latina e Caribe, de acordo com o último relatório Doing Business 2018.

O mesmo estudo de 2016, se comparado ao divulgado neste ano, mostrou que o Brasil conseguiu reduzir em 80 horas o tempo gasto na burocracia tributária, porém, esse movimento é insuficiente para tirar o país do primeiro lugar.

A Bolívia vem logo em segundo com 1.025 horas anuais. Na Colômbia, são necessárias 239 horas. No Chile, 291.

Quando olhado de forma geral o “pagamento de impostos”, incluindo o percentual recolhido em relação ao lucro, o Brasil aparece na 184ª posição entre os 190 países analisados.

Para Otaviano Canuto, representante do Brasil no Banco Mundial, em entrevista para a Folha de São Paulo, a má qualidade do Doing Business significa duas coisas. “Primeiro, desperdício e produtividade menor do que a que poderia ser alcançada, porque mão-de-obra e recursos materiais das empresas são usados em coisas que não agregam valor”, afirmou.

Segundo, um ambiente de negócios ruim também desfavorece a competição. As empresas que já estão instaladas, que já jogam o custo de fazer negócio no Brasil no preço, têm condições de se defender em relação a desafiantes, aos contestadores.

COMO REDUZIR CUSTOS, MAS SEM PERDER QUALIDADE?

Como falamos no texto Reduza custos logísticos em sua empresa de forma inteligente, é necessário simplificar o máximo e ser inteligente em estratégias logísticas. Algumas medidas simples podem fazer com que os aumentos com a área de transportes e os preços dos fretes pagos pela sua empresa fiquem, pelo menos, em uma posição de vantagem competitiva em relação à sua concorrência.

Recorrer aos serviços de uma transportadora que utiliza como base o sistema de caminhoneiros agregados é uma solução viável e cheia de benefícios.

Com inovadores serviços utilizando a tecnologia para deixar ainda mais eficiente os processos, a Brutus é uma transportadora que chegou com ferramentas e processos que estão prontos para auxiliar na redução de custos. Entre os serviços disponíveis, estão:

  • Gestão completa de frete dentro da empresa;
  • A possibilidade de escolha dos melhores motoristas para transportar a mercadoria;
  • Roteirização e otimização das cargas pela plataforma própria da empresa;
  • Liberação fiscal (ct-e mdf-e cl-e) pedágios, pagamentos e seguros dos fretes em um clique;
  • Controle e acompanhamento dos fretes em tempo real pela geolocalização de cargas.

Saiba mais informações: www.brutusst.com.br/streamline

Com informações: Transvias