• 08/08/2019 19:13:00

CAMINHONEIROS NOVATOS: DICAS ESPECIAIS

O que caminhoneiros veteranos têm a dizer para iniciantes na profissão?

Ser caminhoneiro precisa de muita dedicação e paciência. Não trata-se apenas de pegar um caminhão e dirigir entregando fretes. Requer muita disciplina, regras e paciência. Nosso blog traz hoje algumas dicas especiais para caminhoneiros novatos que estão curiosos de como levar a sério a profissão.

Além de aprender a conduzir o caminhão, é dever de um caminhoneiro novato seguir dicas para manter a sua segurança enquanto estiver na estrada. Por não ser uma profissão fácil, é preciso ter esperteza para evitar muitos riscos. Veja algumas dicas:

COMO TRAFEGAR COM TRANQUILIDADE?

Caminhões modernos contam com muitas tecnologias, por isso é fundamental que caminhoneiros façam uma reciclagem para aprender todas as modernidades instaladas nos veículos. Então, cursos de direção defensiva e atendimento ao cliente podem ser um diferencial para o profissional.

SEGURANÇA

Essa questão precisa ser levada muito a sério para quem vive nas estradas brasileiras. São inúmeros acidentes que ocorrem diariamente, além dos riscos de roubo de cargas. Isso pode ser evitado com simples atitudes como, por exemplo, não passar informações sobre seu carregamento e itinerário para qualquer pessoa.

DESCANSO E ALIMENTAÇÃO

Outro ponto importante é dedicar um tempo suficiente ao descanso, assim como alimentar-se regularmente. Se o caminheiro for cozinhar no próprio caminhão, a dica é fazer a mais para sobrar, e assim, não ter de “perder” tempo e correr riscos ao parar para cozinhar, novamente.

AGREGUE O SEU CAMINHÃO

Entre as várias vantagens que comentamos no texto Caminhoneiro: 5 vantagens em tornar-se um agregado de uma transportadora, outra questão é bem atraente: agregado em uma empresa, o caminhoneiro tem a chance de faturar mesmo que não tenha carga para entregar, apesar de isto não ser uma regra.

Outro motivo para ser agregado é usufruir de vantagens que as transportadoras oferecem. A Brutus, por exemplo, irá disponibilizar um app que conecta o motorista com a operação do cliente. Dessa forma, há mais garantia ao realizar as operações de transporte de carga lotação e complementos de carga, tudo de forma dinâmica e segura.

A segurança também é uma vantagem. Além da financeira, já que o motorista poderá ter uma noção do que será ganho no final do mês, ao ser agregado é possível evitar as seguintes questões:

  • O risco de voltar para sua cidade sem um frete de retorno;
  • Ficar uma semana com o caminhão estacionado em casa porque não apareceu nada.

Isso ocorre porque existe uma organização e uma lógica por trás no negócio. Tudo é planejado de forma que não existam problemas logísticos que possam representar prejuízo ao caminhoneiro.

Com informações: Blog do caminhoneiro