• 08/08/2019 18:53:00

CAMINHONEIRO: GUIA RÁPIDO PARA SE PLANEJAR FINANCEIRAMENTE

Veja algumas dicas para não perder o controle das finanças

Todos sabemos que manter um caminhão não é fácil e nem barato. É necessário muito mais do que paciência e dinheiro, mas também organização. Se o caminhoneiro não ter na ponta do lápis todos os gastos e prazos de revisão e trocas de componentes da manutenção preventiva, ele pode sofrer prejuízos inestimáveis .

Saiba que uma organização acaba sendo uma questão de economia, porém precisa de investimentos do proprietário do veículo. Veja mais a seguir!

Para o caminhoneiro que contabiliza a redução de custos e a lucratividade, é importante que tenha tudo muito bem arquivado o tanto de dinheiro que sai quanto o que entra. Despesas como manutenções periódicas e o combustível devem também constar em um bom planejamento financeiro.

Listamos algumas dicas para que o caminhoneiro possa se planejar e ter uma vida financeira mais tranquila. Confira!

CALCULE OS CUSTOS POR QUILOMETRAGEM

Ao cobrar valores justos pelos serviços, sem extrapolar e nem perder as suas margens de lucro, é preciso que o caminhoneiro tenha em mente o custo médio por quilometragem. Para calcular esse valor, basta somar os gastos em cada viagem: alimentação, hospedagem, combustível, pedágio. Outros custos pontuais como os de manutenção e impostos, precisam ser programados em uma periodicidade, como anual, por exemplo.

Após ter essas informações definidas, deve-se dividir pela quantidade de quilômetros rodados no mesmo período. Com esses cálculos, é possível colocar um preço mais justo aos seus serviços, além de saber com exatidão qual a sua margem de lucro real.

PLANILHA DE GASTOS DOMÉSTICOS

Conhecer os números relativos aos gastos domésticos, incluindo as despesas pessoais que saem do bolso do caminhoneiro, é fundamental para se saber quanto de faturamento precisa alcançar, as despesas que podem ter cortes e na hora de criar poupanças para outras necessidades.

Dica: separe os gastos conforme sua importância (essenciais, médios e supérfluos) e periodicidade (mensal, anual, esporádicos).

FUNDO DE RESERVA

Essa dica é bem importante: guarde sempre uma porcentagem de seus lucros para um fundo de reserva. Dessa forma, você terá respaldo financeiro que possa ser utilizado em caso de quebras mecânicas ou acidentes. Considere esse valor como um colchão – uma segurança para realizar os consertos necessários e, ainda, manter-se durante o tempo em que o caminhão fique parado.

LUCRE MAIS SENDO UM CAMINHONEIRO AGREGADO

Apesar de não ser um funcionário fixo da empresa, o caminhoneiro agregado desempenha a prestação de serviço como se fosse um, mas sem vínculo empregatício. O processo é menos burocrático, maleável para ambas as partes e possui vantagens em relação ao serviço autônomo como, por exemplo, oferecer a oportunidade de o caminhoneiro estimar seus ganhos mensais, geralmente, superiores aos de funcionários comuns. Porém, vale ressaltar que os custos com manutenção do caminhão são, na maioria das vezes, de responsabilidade do dono do caminhão.

VEJA AS VANTAGENS ESPECIAIS DE UM CAMINHONEIRO AGREGADO:

  • A garantia de cargas certas e o respaldo de uma logística bem estruturada, evitando longas esperas por fretes nos postos de combustíveis;
  • Uma maior segurança quanto aos ganhos mensais, pois você já tem um determinado número de fretes para fazer pela empresa;
  • Você, dono do caminhão, pode transportar pela empresa e fazer fretes particulares nos momentos de folga para tirar uma grana extra;
  • Sem o vínculo empregatício, a tendência é que as empresas paguem mais, pois terão menos impostos para descontar dos salários fixos;
  • Como os custos de manutenção do caminhão não serão responsabilidade da empresa, isso acaba gerando um acréscimo na renda final do caminhoneiro agregado.

TRANSPORTADORAS MODERNAS SÃO AS MELHORES OPÇÕES

Para melhor aproveitamento do caminhoneiro, algumas empresas que apostam na tecnologia como base para o serviço são mais confiáveis, seguras e organizadas. Um exemplo é a Brutus Sustainable Transport que oferece, entre várias vantagens, a disponibilização de um app exclusivo que conecta com a operação do cliente.

Essa plataforma é importante para que haja mais transparência nas operações de transporte de carga lotação e complementos de carga, tudo de forma dinâmica e segura.

Você caminhoneiro, clique aqui para preencher o nosso formulário e receber em breve e em primeira mão novidades sobre essa nova forma de trabalhar de forma justa.

Com informações: Blog WLM Scania