_ TELEFONE: (41) 99685-0693_____________ _E-MAIL: CONTATO@BRUTUSST.COM.BR

Entenda a urgência de empresas adotarem modelos que incentivam o consumo e uma gestão sustentável

Um dado alarmante: somente no ano de 2015, a poluição matou 101.739 pessoas no Brasil, o que equivale a 7,49% do total de mortes no país durante o período. Esse inimigo silencioso ganha mais força cada vez mais que as pessoas não se engajem positivamente em questões sustentáveis. Nosso blog mostra a necessidade da indústria entrar de vez nessa guerra contra a degradação do meio ambiente e da sociedade.

Ainda sobre a pesquisa, publicada pela revista científica The Lancet, a poluição do ar foi a grande vilã, sendo responsável pela maior parte dos óbitos (70.685), no mesmo ano. Em seguida, vem:

  • A poluição no ambiente de trabalho -como fumo passivo, atribuída a 18.512 mortes;
  • Poluição da água (15.315);
  • Poluição do solo (10.592).

Apesar dos altos números, o Brasil figura na 148ª posição do ranking de países com maior proporção de mortes relacionadas à poluição, atrás de outras nações da América do Sul, como Uruguai, Chile e Equador. No total, foram analisados 188 países.

Apesar disso, são 100 mil pessoas que perderam suas vidas com o agravamento da situação caótica que vive o Planeta Terra. E como um dos pilares da sociedade moderna, a indústria deve fazer a sua parte.

Sustentabilidade Empresarial: o que é?

Já faz tempo que a sustentabilidade empresarial deixou de ser um mero selo de qualidade ou recurso de marketing. Quando se fala em uma empresa moderna, as ações sustentáveis, muitas vezes, são estratégicas. Ideias que focam em processos mais inteligentes, sadios e empoderadores, podem gerar e ampliar a competitividade. Isso valoriza ainda mais a atuação do negócio, dos colaboradores e da comunidade ao redor.

A sustentabilidade empresarial não está relacionada apenas ao meio ambiente, mas corresponde a todas as ações que uma organização coloca em movimento com a intenção de oferecer mais equilíbrio para a sociedade, seja relacionado a distribuição de renda, saúde, educação e qualidade de vida para todos.

E para os pequenos e médios gestores, a sustentabilidade não é apenas dever das grandes indústrias, fábricas e corporações, ela é dever de qualquer empresa, podendo ser adotada em qualquer atividade, independentemente do alcance, segmento ou faturamento.

Confira algumas dicas para aplicar a sustentabilidade empresarial:

  • Faça a coleta seletiva de resíduos: A divisão correta do lixo contribui para aumentar a vida útil dos aterros sanitários. Dessa forma, diminui o impacto sobre o meio ambiente e deixa mais prático o trabalho das cooperativas de reciclagem;
  • Diminua os descartáveis: Evite usar copos, talheres, pratos, sacolas e garrafas descartáveis. Sempre que possível, adote itens reutilizáveis, pois assim a empresa pode cortar gastos e gerar menos resíduos.
  • Mantenha fiações elétricas em bom estado: A fuga de energia custa caro para a empresa e ainda pode ocasionar acidentes sérios. Garanta que a rede elétrica receba manutenções programadas e regulares.
  • Elimine vazamentos e prefira torneiras de baixo consumo: Economizar água é uma das principais ações sustentáveis que uma empresa pode adotar. Redes sem vazamentos e torneiras com fechamento automático são métodos simples, que farão diferença rapidamente no consumo diário e na conta de água no fim do mês.
  • Elimine as lâmpadas incandescentes: Não há razão para continuar com essa opção obsoleta. As lâmpadas fluorescentes de boa procedência gastam 60% menos, possuem maior vida útil e emitem quantidades bem menores de gás carbônico.

A Brutus aposta no conceito e quer disseminar essa conduta!

A Brutus Sustainable Transport acredita que as empresas precisam de fornecedores de transportes rodoviário que acompanhem suas necessidades e seu desenvolvimento. A empresa oferece uma ferramenta eficiente, inovadora e sustentável.

A ideia é incentivar as empresas, especialmente as empresas grandes e transnacionais, a adotar práticas sustentáveis e a integrar informações de sustentabilidade em seu ciclo de relatórios.

Empresas que tiverem um engajamento que prega a sustentabilidade, vão receber benefícios exclusivos. As que tiverem nenhum tipo de ação específica, a Brutus vai incentivar para que elas façam parte da conscientização.

Com informações: Guia do Empreendedor

Deixe uma resposta

Fechar Menu
× Fale conosco!